Lançamento Livro de Poemas Poesia de Bolso
20/05 > Sexta-feira
Salão do Livro 2016
20h – Café Literário
Poesia de Bolso 19
Neste volume encontramos os poemas vencedores do 26º Festival Estadual de Poesia e do 10º FESP Destaque Infantojuvenil, realizados em 2012/2013.
Apresentação
Muito se pergunta, no meio literário, onde os grandes nomes da poesia se encontram atualmente. Carecemos de grandezas e referências para nos medir, para alcançar a plenitude do fazer poético. Mas, será isso mesmo necessário?
Tal questionamento que paira no ar, calando algumas tímidas mãos, faz parecer que o tempo dissipou a beleza da poesia e a levou junto com as sucessivas perdas da literatura nacional.
Diante desses saudosos ícones, muitos se esquecem de olhar, com fruição, os novos poetas, sendo esse o ato inicial para torná-los grandes também e alimentar nossa necessidade de manter um bom futuro literário para as próximas gerações.
O vislumbre de um futuro não significa mais do que nos atemos à matéria presente do mundo. Como Drummond nos advertiu em seu poema “Mãos Dadas”, “O presente é tão grande, não nos afastemos”, isto é, o ponto de partida para qualquer engajamento é a vontade de ser o artífice da própria realidade, o sentir-se entre as coisas e, mais importante, entre o ser das coisas, como parte constituinte. Todos, dos grandes aos anônimos, que colocam o peso de suas consciências sobre a palavra, empurram a poesia para o futuro, colocando-a em marcha infindável. Portanto, saber valorizar cada projeto que agregue corpo – e por que não alma? – ao caleidoscópio poético em que vivemos é imprescindível para o engrandecimento geral e é exatamente disso que se trata o Poesia de Bolso: de não calar a voz ante o silêncio que nos cerca.
Por Pedro Augusto Machado Fernandes e Mariely Siqueira Lacerda