O Clesi abre novo Circuito de Literatura
A cada novo Circuito de Literatura, abrimos os braços para receber poetas e escritores deste Brasil afora, oferecendo abrigo para sua sensibilidade. Como é tradição, encerramos um circuito e já abrimos o próximo. Portanto, de 07 de julho a 10 de setembro 2011, encontram-se abertas as inscrições para o 11º Circuito de Literatura – Edição 2011. Confira o regulamento abaixo, com mais um concurso e algumas novidades. Participe!
Regulamento – 11º Circuito de Literatura do CLESI
O Desafio do Caminhar Vitorioso
Longo caminhar, estrada perpassada por obstáculos que foram vencidos com garra, fé e esperança. Assim vejo a caminhada do Clesi nestes 26 anos. Desde sua fundação, acompanho este trabalho frutuoso, com o coração inflado de alegria, pois poetas que divulgam sua poesia e incentivam outros poetas a empunhar a caneta e liberar o grito que lhes sufoca a alma, ainda são um pequeno percentual na população do país. Paradoxo: o Vale do Aço é, também, o Vale das Letras, aço incandescente que ferve a alma, versos que alimentam os corações e dão alento ao espírito… Clube dos Escritores de Ipatinga, exemplo que deve ser seguido, modelo no país onde faltam heróis que possam inspirar nossos jovens!
Nadando contra a corrente e prosseguindo em férrea luta em prol do fazer cultural, a sensibilidade de artistas antenados com o mundo da criação, buscando recriar na palavra, a antítese e a tese, dialética estética da síntese das emoções. Tímido a princípio, o Clesi, através de um trabalho honesto e primoroso, conquistou o Brasil! Imagino que os seus fundadores jamais sonharam com o efeito, sucesso e participação de poetas do país inteiro, que catapultam o Clesi aos píncaros de confiabilidade e sucesso! Eram jovens poetas que queriam, digamos, “poetar” cantando seus versos e lançando aos ares o convite que a brisa levou a tantos rincões de nossa pátria!
Concurso após concurso, chegam poemas, contos e livros que demonstram uma variedade tal de talentos que, às vezes, é custoso decidir, no julgamento feito por especialistas em Literatura, o melhor entre tantas obras tão bem trabalhadas. Sei disso porque fiz parte do júri durante todos estes anos, num trabalho minucioso, que me deu muito prazer na contemplação de versos e mais versos, repletos de emoções!
Assim, a cada Circuito de Literatura, abrimos os braços para receber os poetas deste mundo, oferecendo abrigo para sua sensibilidade!
Clesi, seu nome é Arte, Poesia, Cultura! E orgulhosa acompanho sua trajetória e poderei dizer aos pósteros, o que Gonçalves Dias escreveu em I-Juca Pirama, sobre a saga do guerreiro Tupi, enfrentando a morte: “meninos, eu vi”!
Nena de Castro
Presidente