Clesi – 25 anos em prol do fazer literário
Março de 1985. Nasce oficialmente o Clube dos Escritores de Ipatinga. O sonho começa a tomar forma. Sonho de fomentar a produção literária, interagir autores e leitores em torno do fazer literário.
Trajetória do Clesi
O carro chefe do Clube dos Escritores de Ipatinga, ao longo de 16 anos, foi o Festival Estadual de Poesia – FESP, que tem a idade do Clube. Ao longo dos anos, o FESP promoveu um grande intercâmbio entre centenas de poetas de todo o Estado de Minas Gerais. Da capital do Estado, ao Vale do Jequitinhonha, os trabalhos partiam e ainda partem rumo a Ipatinga, formando uma corrente sempre contínua e animadora.
A partir de 1994 a entidade passou a realizar o Concurso Regional para Edição de Livros, voltados para autores inéditos residentes na região do Vale do Aço. Com o concurso editou, até 2009, doze títulos de literatura adulta e infantil.
Em 2000 instituiu o “Circuito de Literatura” com a realização de outros concursos como o Concurso de Textos Teatrais; o Concurso Estadual de Contos, que foi editado pela primeira vez em 2001 e que, a partir de 2009, passou a ter abrangência nacional; o FESP – Destaque Infanto-Juvenil, instituído em 2002, para as categorias 8 a 11 anos e 12 a 15 anos, que busca incentivar a produção literária de crianças e adolescentes.
Com o Prêmio Nacional de Poesia – Cidade Ipatinga, editado pela primeira vez em 2002, homenageando o grande poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade o Clesi cruzou as montanhas de Minas e passou a ser conhecido em todo o território Nacional.
Publicações
Em seu currículo, o Clesi tem, além da realização de concursos literários, a edição de outros livros e publicações. Os quinze anos da entidade e os primeiros quinze anos de festivais de poesia foram eternizados através da coletânea histórica “Quinze Anos de Poesia”, editada em 2000, que se tornou um marco nas atividades do Clube, apresentando 48 autores premiados no tradicional Festival Estadual de Poesia.
A partir de 2001 os vencedores dos concursos passaram a integrar a Série Poesia de Bolso. Nos volumes já editados da Série, 11 ao todo, encontramos a representação da poesia que vem sendo construída por autores de várias regiões do país, que nos mostra admirável criatividade e múltiplas poéticas.
Outra publicação é o Jornal Clesi Lítero-Cultural, veículo informativo do Clube, que vem sendo editado desde 2002 e foi idealizado para a divulgação das atividades do Circuito de Literatura. De circulação nacional é um espaço aberto e convite permanente à participação de todos os poetas, escritores e demais membros do Clube.
Em 2007, a entidade inova e lança a Série Giro-Lê, atendendo a uma demanda verificada nas palestras realizadas em escolas da região. A Série Giro-Lê tem como objetivo apoiar a produção, edição, difusão e distribuição de livros Infantis e Juvenis; de promover e incentivar o hábito da leitura e apresentar aos leitores mirins títulos produzidos por autores e ilustradores regionais. Os livros da série são utilizados como suporte de trabalho nos encontros e palestras realizadas ao longo do ano, nas Bibliotecas e Escolas do Vale do Aço e demais cidades que se inscrevem junto a entidade. O Giro-Lê conta hoje com 9 títulos lançados e prepara-se para lançar o 10º volume em novembro deste ano, dentro da programação do 5º Salão do Livro do Vale do Aço.
O Clube dos Escritores de Ipatinga é patrocinado pela Usiminas, com apoio do Usicultura e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.