Escritores mineiros no Salão do Livro de Paris e em Lisboa

[fusion_text]

Na noite de 13 de março de 2012, no salão de eventos do Cercle Republicain5, Av. de l’Opera, Paris, escritores brasileiros que contribuíram para o engrandecimento da cultura francesa, seja com estudos de autores franceses, seja por publicação de trabalhos literários ou científicos em língua francesa, foram reconhecidos pelaAcadémie du Mérite et Dévouemente Français com Diplomas e Medalhas. Entre os homenageados brasileiros, destacam-se os poetas aldravistas e da Academia de Letras do Brasil – Mariana, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. B. Donadon-Leal, que tiveram suas obras reconhecidas com a comenda maior, a Medalha de Ouro e seu respectivo Diploma. Os escritores aldravistas receberam a Medalha de Ouro sob a Chancela da Presidência Francesa.

Os poetas Aldravistas, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal, J.S. Ferreira e as escritoras do CLESI, Marilia Siqueira Lacerda e Goretti de Freitas também foram recebidos em Portugal por Acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Estoril. Na oportunidade, os poetas mineiros foram homenageados pela Academia de Letras e Artes e pela Academia Internacional de Heráldica de Portugal.  As entidades portuguesas e brasileiras reafirmaram seu protocolo de cooperação. Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal fizeram palestra na Academia de Letras e Artes do Estoril sobre a poesia mineira aldravista.

No dia 15 de março de 2012, às 17 horas, aconteceu no Pavilhão 1 do Centro de Convenções de Paris a abertura oficial do 32º Salão do Livro de Paris. Escritores mineiros fizeram-se presentes e prestigiaram o Stand da Yvelin/Divine Édition, no qual têm seus livros expostos.

Autores brasileiros participam do Coquetel de abertura do Salon du Livre de Paris, dia 15 de março das 17 às 21 horas, com a presença do Presidente da República e do Ministro da Cultura da França.

No dia 16 de março aconteceu o lançamento em grande estilo com participação de escritores mineiros da coletânea “Ecrivains Contemporains du Minas Gerais” , Zaíra Melillo Martins, Goretti de Freitas, Douglas Henriques, Gabriel Bicalho, Marilia Siqueira Lacerda, Andreia Donadon Leal (organizadora), Gilberto Madeira Peixoto, Cecy Barbosa Campos, J.S.Ferreira, Vilma Cunha Duarte e J.B.Donadon-Leal, que declamaram poemas, fizeram pronunciamentos, apresentações e cantaram a música “Ó, Minas Gerais e o Hino do Brasil”, encantando público e escritores franceses.[/fusion_text]